terça-feira, 31 de julho de 2012

Tsuru

Vamos começar com o mais famoso? O Tsuru.





E aqui tem o envelope de Tsuru.









Uma Breve História do Origami


O que é o origami


Origami é a arte de dobrar papel, pois "ori" vem do verbo "oru" que significa dobrar e "gami" vem da palavra "kami" que significa papel e quando ditas juntas a letra "k" é substituída pelo "g".



Kami




O Origami é uma arte que hoje é muito disseminada pelo mundo inteiro. No origami há regras básicas, que são: as folhas de papel quadrado e sem corte. Mas não são regras absolutas e há inúmeros origamis fora deste esquema trazendo simplicidade e desafio à criação de modelos.

  

Uma breve história do origami


 Flor de Iris

Muitos estudiosos acreditam que a origem do origami é tão antiga quanto a origem do papel, ainda que sua origem seja desconhecida. Apesar de ser um patrimônio da cultura japonesa, é provável que tenha começado na China, onde a história do papel é bem mais antiga.

Pesquisadores do assunto acreditam que o origami possa ter surgido no século VI D.C, quando um monge budista trouxe da China e introduziu no Japão o método de fabricar o papel, que até este momento, os japoneses não detinham o segredo da fabricação.

Pelo papel ser um artigo de luxo, era utilizados em cerimônias específicas e em origami muito especiais. Muitos acreditam que a origem tem relação com um costume ou crença religiosa de épocas passadas. Alguns pesquisadores do assunto apontam que ele tenha surgido de ornamentações de templos Xintoístas que eram feitas de papel.

A partir desse momento, alguns modelos em Origami foram introduzidos nas cerimônias religiosas (Shinto). Os casamentos eram elebrados com copos de saquê (vinho tinto) dobrados em papel com borboletas, representando a noiva e o noivo. As borboletas fêmea e macho, simbolizavam a união.

Os guerreiros Samurai trocavam, entre si, presentes enfeitados com “noshi”, pedaços de papel dobrados em leque, de várias formas, seguros com faixas de carne seca. E mesmo no dias atuais esse costume permanece, mas já difundindo por todo o Japão e realizado não só mais por Samurais.

Os mestres das cerimônias de chá recebiam diplomas dobrados de forma especial. Depois de os diplomas abertos estes não podiam voltar à sua forma inicial sem se realizarem outras dobras no papel.

Conforme se foram desenvolvendo métodos mais simples de criar papel, o papel foi tornando-se menos caro, e o Origami, cada vez mais uma arte popular. Contudo, os japoneses sempre foram muito cuidadosos em não desperdiçar; guardavam sempre todas as pequenas réstias de papel, e usavam-nas nos seus modelos de origami.


 Uma página do livro "Hiden Senbazuru Orikata"

Durante séculos não existiram instruções para criar os modelos origami, pois eram transmitidas verbalmente de geração em geração. Esta forma de arte viria a tornar-se parte da herança cultural dos japoneses. Em 1787 foi publicado um livro (Hiden Senbazuru Orikata) contendo o primeiro conjunto de instruções origami para dobrar um pássaro sagrado do Japão. O Origami tornou-se uma forma de arte muito popular, conforme indica uma impressão em madeira de 1819 intitulada "Um mágico transforma folhas em pássaros", que mostra pássaros a serem criados a partir de folhas de papel.

Em 1845 foi publicado outro livro (Kan no mado) que incluía uma coleção de aproximadamente 150 modelos Origami. Este livro introduzia o modelo do sapo, muito conhecido hoje em dia. Com esta publicação, o Origami espalha-se como atividade recreativa no Japão.

Não seriam apenas os Japoneses a dobrar o papel, mas também os Mouros, no Norte da África, que trouxeram a dobragem do papel para Espanha na sequência da invasão árabe no século VIII. Os mouros usavam a dobragem de papel para criar figuras geométricas, uma vez que a religião proibia-os de criar formas animais. Da Espanha espalhar-se-ia para a América do Sul. Com as rotas comerciais marítimas, o Origami entra na Europa e, mais tarde, nos Estados Unidos.



Algumas Curiosidades: No Japão o sapo representa o amor e a fertilidade; a tartaruga, a longevidade e o tsuru (ave-símbolo do Origami), também conhecido como grou, significa boa sorte, felicidade, longevidade e saúde.

O tsuru como um símbolo de longevidade, os japoneses costumam presentear os amigos com uma dobradura de papel (origami) em forma de tsuru. Ela tem um significado muito especial, quem a recebe de presente, recebe junto com ela um desejo profundo de "mil felicidades", vida longa e gratidão.

          Diz a lenda que se você conseguir dobrar mil tsurus, enquanto mentaliza um desejo, este desejo será realizado!